Tá, nunca vou conseguir fazer disso um blog inteligente, fato. Porém tô tentando postar historinhas e ver se faço algo que preste aqui.
Mas não posso me esquecer que o nome disso aqui é "Pensamentos de Luma", então eu tenho direito de postar uma observação que meus neurônios fazem de vez em quando.
Bem, o fato é o seguinte:
Hoje eu estava lá, assistindo televisão com a minha mãe. Aí começa a propaganda das Casas Bahia dizendo que esse ano eles vão montar a Super Casas Bahia no Riocentro pro Natal desse ano, que nem fizeram ano passado. Então lá estava o Evandro Mesquita- garoto(ou coroa?) propaganda do comercial - falando sobre esse paraíso do consumo das donas de casa das classes C e D da sociedade, que se privam de seu suado dinheirinho com um monte de prestações. Mas ao fim de tudo o cara solta a seguinte frase: " E VOCÊ AINDA PODE GANHAR BRINDES DE GRAÇA!"
Qual é o nome daquela figura de linguagem mesmo? Deixa eu pensar... (algum tempo depois)..
Tá, ainda não lembro e pedia ajuda à mamãe mas ela também não lembra, mas é aquela de redundância, sabe? Pois é, essa aí mesma. Porque: analisamos o que o cara falou:
1. Se você GANHA alguma coisa, essa coisa é de GRAÇA, não é mesmo? Logo ela é um presente ou um BRINDE.
2. Se você recebe um BRINDE é porque você GANHA ele. E se você GANHA, é porque saiu de GRAÇA, você não pagou nada por ele, ok?
3. Quando uma coisa é de GRAÇA, você não compra, você GANHA. E como você ganha, é um presente. E o que é um BRINDE senão um tipo de presente?
Fala sério, esses publicitários precisam estudar português!!!
P.S.: e eu também. E eu também... qual o nome daquela figura de linguagem? Isso foi minha matéria do ano passado!!
Pleonasmo
ResponderExcluirValeu! É isso aí, pleonasmo..
ResponderExcluir